sexta-feira, 18 de março de 2011

Record divulga chamadão de “Rebelde” BR

A próxima novela da Record, “Rebelde”, estreia no dia 21 de março, próxima segunda. Ontem (16) a novela foi apresentada à imprensa e um vídeo longo – teaser – com a história de cada um dos personagens.
Confira o vídeo clicando aqui.

Análise
Em, uma passado ainda recente, sem uma maior popularização da internet, as emissoras não produziam teasers longos para divulgação de seus programas de ficção.

Agora, os teasers são uma regra e sempre bem produzidos, bem editados. O de Rebelde atende aos requisitos e apresenta ao público com clareza a história, seus personagens e, principalmente, as modificações realizadas para melhorar a qualidade do enredo e trazê-lo mais para o contexto cultural brasileiro, na estética própria da teledramaturgia brasileira.

Com mais de 8 minutos de duração, o teaser confirma algumas características apresentadas nas chamadas e comentadas aqui no TV a Ver. Uso de locações externas (o que sempre enriquece a imagem) e o figurino bem feito são alguns dos pontos positivos. O que deu para perceber é que “Rebelde” será uma novela com N maiusculo, diferente do que é “Malhação” hoje, da Globo.

O elenco conta com importantes atores do casting da Record, como Floriano Peixoto e Luciano Szafir. Os cenários são grandes, bem produzidos, superando com segurança a versão mexicana e o programa da Globo que atende ao mesmo público-alvo (Malhação). Os figurinos são melhores que os da Televisa, mas exploram a sensualidade dos protagonistas. Até um strip-tease da protagonista pode ser visto noteaser.

Um dos pontos desfavoráveis da versão mexicana era justamente isso: uma glamourização e maximização da sexualidade, sem ter um intuito pedagógico e fora de contexto. Espera-se na versão da Record que o assunto seja tratado, afinal, é na adolescência que há o despertar para a vida sexual, mas que, se mal orientado, o adolescente poderá ter que lidar com sérias consequências, como a gravidez indesejada. Vale lembrar que todo o elenco teen tem mais de 18 anos, mas interpretam jovens de 17.

Justamente o merchandising social que pode ser o diferencial de “Rebelde” em comparação com as versões hispânicas. Alcoolismo e anorexia serão trabalhados na trama, falta saber com qual intensidade e profundidade.
A primeira novela da Record em HDTV vai de encontro a um público que não possui opções na TV aberta no horário e será mais uma grande chance para a emissora. Os fãs da versão mexicana podem espernear, mas a versão brasileira terá uma qualidade bem superior nos quesitos técnicos de uma produção televisiva.

Toda novela começa com locações bacanas, movimentos de câmera trabalhados, enfim, com um trabalho mais apurado. Com a correria do dia a dia das gravações, a qualidade tende a diminuir. Esperamos que isso não ocorra em “Rebelde”.

A história pode seguir muitos caminhos e ter bastante reviravoltas. A autora tem um leque de opções para fazê-la, resta saber se ela saberá aproveitar com maestria. Estamos na torcida.

Rebelde estreia dia 21, às 19 horas, na Record.


Tv a Ver

Nenhum comentário: